Publicado em 13.08.2020

Cobogós de concreto e argamassa: por que eles são os queridinhos do momento?

O cobogó nasceu em Recife, na década de 20, criação de um grupo de engenheiros: Amadeu de Oliveira Coimbra (português), Ernesto August Boeckmann (alemão) e Antônio de Góis (brasileiro). Da junção de seus sobrenomes surgiu a curiosa denominação “Cobogó”, que é uma herança dos muxarabis – da cultura árabe – utilizados para vedar parcialmente os ambientes. Mas foi na década de 50 que ele se popularizou, difundido por Lúcio Costa, tornando-se um elemento da arquitetura moderna brasileira.

O principal objetivo do cobogó é dividir ambientes sem perder a luminosidade e circulação de ar. Os variados desenhos das peças possibilitam composições belíssimas, que podem ganhar um toque especial através da iluminação, seja ela natural ou artificial, trazendo um efeito lúdico ao ambiente.

Recentemente, o cobogó voltou com tudo! E os cobogós em concreto e argamassa vem, então, ganhando cada vez mais espaço! Confira abaixo motivos:

  1. Resistência e durabilidade

Tanto o concreto, quanto a argamassa, são elementos sólidos da construção. Mais resistentes que a tradicional lajota cerâmica, eles podem substituí-la na composição de uma parede. Sua durabilidade transpassa gerações, sendo necessária a demolição das peças, em caso de reforma ou modificação.

  1. Versatilidade

          A textura das peças permite sua colocação em todos (sim, todos!) os ambientes: elas podem compôr muros, paredes, divisórias internas, podem ser utilizadas como elementos de decoração e jardins verticais. Rústicas (argamassa crua) ou mais delicadas (concreto ou aplicação de massa sobre argamassa), agradam a todos os gostos e combinam em todas as decorações.

  1. Fácil instalação

   As peças são “empilhadas”, assentadas com argamassa e fixadas em um elemento da estrutura da construção. Sua colocação assemelha-se à construção de uma parede de alvenaria.

  1. Diversos modelos

   A variedade de formas e tamanhos é infinita e a cada dia surgem novos modelos. A aplicação pode ser feita ainda misturando várias tipologias, criando ambientes inusitados e lindos!

  1. Fácil manutenção

   Os cobogós não precisam de muito para permanecerem lindos: as peças podem ser limpas com produtos usuais de limpeza e impermeabilizadas de tempos em tempos.

E aí? Já escolheu seu cobogó?!

PRODUTOS SEMELHANTES

1